terça-feira, 20 de outubro de 2015

Repertório infantil em curta temporada

“Bons espetáculos de teatro são universais, atingindo tanto o adulto quanto a criança e o jovem.”
Ingrid Koudela

No final de outubro e início de novembro, queremos crianças e seus responsáveis lotando nossa sala 503 na Usina do Gasômetro. Realizaremos curta temporada de apresentações de nossos dois espetáculos infantis "O Baú - Lembranças & Brincanças" e "O Homem Mais Sério do Mundo".

Desde 2011, o Trilho dedica sua pesquisa teatral de forma a contemplar também os pequenos, através de espetáculos que estimulam a ludicidade e reforçam a importância da infância saudável com brincadeiras e muita imaginação! A transformação social que buscamos em nossas montagens não se limita apenas ao adulto, mas também aos pequenos, proporcionando divertimento e reflexão.

O Báu - Lembranças & Brincanças / foto: Amélia Barce

No espetáculo "O Baú - Lembranças & Brincanças" contamos a história de Dindim que recebe sua amiga Pimpolha para dormir em sua casa, mas é proibida de assistir TV pela sua mãe. As duas meninas não sabem o que fazer. Enquanto esperam, contam apenas com um baú, algumas tralhas e a imaginação para o passar das horas. Inicialmente, sem a televisão, tudo parece sem graça e monótono, porém ao longo do tempo, percebe-se que há muito o que fazer quando crianças podem ser apenas crianças. A peça aborda o tema da infância antiga - das brincadeiras de rua, pé no chão, diretamente ligada com a natureza - e a infância atual - dos eletrônicos, da criança cheia de compromissos, que são reflexos de ruas cheias de carros e cada vez mais apartamentos. Antes de tudo, o espetáculo é um enaltecimento a infância, uma peça para criança e sobre a criança. 

O homem mais sério do mundo / foto: Julia Ludke

Já no espetáculo "O Homem Mais Sério do Mundo", o palhaço Tigrão desperta para o seu grande dia. Enquanto se arruma para palestrar sobre uma importante tese defendida na renomada Harvardi Aquédemi ófi Connéquiticãti Iuniversiti, o Homem Mais Sério interage com a publicidade e notícias do rádio. Para comprovar que todos os animais querem voar e sonhar, precisa da ajuda das crianças que desenham animais com asas. Por fim, chega a grande oportunidade de apresentar suas ideias sobre a evolução das espécies, valendo-se de um patinho, um pinguinzinho, um condorzinho e um esquilo semi-voador. Após várias tentativas fracassadas, um pedaço de papel pardo e uma tesourinha serão a solução para o problema! A montagem é um monólogo de Daniel Gustavo, que criou grande parte do material de cena em visitas realizadas ao Hospital da Criança Conceição de Porto Alegre. Durante um ano inteiro, percorreu os corredores do setor de oncologia em visitações periódicas, criando breves cenas e gag’s que fossem coniventes com a situação em que os pequenos pacientes e familiares encontravam-se.

Ambos são trabalhos sensíveis direcionados tanto à criança quanto ao adulto acompanhante. Te liga nas datas e vem pra a Usina do Gasômetro!

Esperamos vocês!

O BAÚ - LEMBRANÇAS & BRINCANÇAS
24 e 25 de outubro, sábado e domingo, às 16h
Sala 503 - Usina do Gasômetro (quinto andar)
Ingressos no local: R$ 20
(meia entrada para idosos e classe artística)
Evento (facebook): http://migre.me/rRWzI

O HOMEM MAIS SÉRIO DO MUNDO
31 de outubro e 01 de novembro, sábado e domingo, às 16h
Sala 503 - Usina do Gasômetro (quinto andar)
Ingressos no local: R$ 20
(meia entrada para idosos e classe artística)
Evento (facebook): http://migre.me/rRWAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...