sábado, 16 de maio de 2015

1 ano de Umbigo

Pouco antes da estreia

Amanhã tem Umbigo no estacionamento da Usina do Gasômetro. Nosso primeiro espetáculo de rua completa 1 ano de uma vida muito louca. É a apresentação de número 41 entre umbigadas em diferentes cidades do Rio Grande do Sul e apresentações em Santa Catarina e Paraná. Foi com ele que realizamos nossa primeira viagem para fora do país. Onde felizes, pudemos perceber que nossa busca por uma linguagem popular e social foi acolhida de maneira tão generosa nas ruas e praças chilenas. 

O processo de montagem deste espetáculo é recheado de significados importantes. Marca o início de um novo ciclo, a ida para o centro, no qual o Grupo passa a integrar o Projeto Usina das Artes, em 2014. A busca pelo espaço da rua, colaborou para que essa transição se desse de maneira a mantermos a influência da periferia no processo criativo, apenas transferindo a sede para a região central. O trabalho envolve quase todos os integrantes do Grupo Trilho de Teatro Popular o que tornou e torna possível o exercício de reflexão interna dos integrantes sobre a postura egoísta dentro do processo colaborativo desenvolvido.

Selfie no Centro de Porto Alegre - Cena do espetáculo

Por fim, é através do Umbigo que afirmamos de maneira mais concreta nossa abordagem ao Teatro Épico de Bertolt Brecht, dramaturgo e teatrólogo alemão, que nos influencia desde a nossa formação do em 2006. Do processo surge a oficina Cena Estranha, realizada pela diretora do espetáculo Caroline Falero, voltada para o trabalho de composição de cenas abordando elementos do Teatro Épico sob a perspectiva adotada pelo Grupo.

Foto: Paula Carvalho
Este é o primeiro de muitos anos de umbigadas! Quem ainda não colocou seu umbigo na roda aparece amanhã às 13h para umbigar com a gente. E quem já viu e quer voltar, será bem vindo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...