quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estação Ferrinho - 28/10

No terceiro dia teremos a apresentação do espetáculo "Histórias de Circo sem Lona" do Grupo TIA (Teatro Ideia Ação). A apresentação será as 16 horas no Parque Mascarenhas de Moraes - Av. José Aloísio Filho, 570, no Humaitá. Em caso de chuva será transferido para o Ferrinho.



Cópia de foto tiemy 8JPG.Strip mão no peito
Histórias de Circo sem Lona         


Sinopse do espetáculo

O espetáculo “Histórias de Circo sem Lona” mostra as artimanhas de três palhaços “sem eira, nem beira”, que não têm muitos dotes e precisam encontrar uma forma de ganhar a vida e conquistar o pão de cada dia. O espetáculo reflete, através da alegoria e da linguagem do palhaço, como o homem vai levando sua vida, equilibrando-se entre os contrários, compreendendo a necessidade de “ganhar o pão com o suor de seu rosto”, mas criando mecanismos para escapar das pressões cotidianas, reagir aos exageros dos puritanos e se contrapor à tristeza e à violência do mundo.
Baseado em reprises e gagues dos palhaços tradicionais de circo, o espetáculo dos palhaços Fadiga, Stripulia e Joaquim apresenta quatro quadros. Um palhaço apresentador (Stripulia) faz a ponte entre plateia e artistas. O palhaço (Joaquim) representa as grandes orquestras circenses. E a palhaça (Fadiga)  interpreta as atrações, fazendo uma alusão aos vários artistas que se apresentam nos circos. O selvagem e destemido J. J. Jonas e seus métodos com o chicote, o misterioso mágico Catapuf, o sucessor da família Lee, Karateca Shinpatuyamazaki Lee e a chiquérrima vidente Madame Mônanmu.

Os quadros são grandes números de ‘enganação’, mas que viram uma grande comunhão com o público, devido ao alto grau de simplicidade, ludicidade e, sobretudo, de cumplicidade que se estabelece. A execução dos números e simpatia que os palhaços provocam no público torna os números incríveis, mas por um olhar inverso ao da virtuose. É uma ótica que só os palhaços e aqueles que abrem o coração conseguem perceber, deixando de lado toda lógica e estética do cotidiano, presente em nossas vidas. Assim o público é levado, despretensiosamente, por essas criaturas que acreditam com toda fé na magia do que estão fazendo.

Quer conhecer um pouco mais do grupo TIA, acessa aí: http://tia-teatro.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...