sábado, 21 de abril de 2012

Berliner Ensemble em Porto Alegre

Está confirmado que o grupo alemão Berliner Ensamble virá a Porto Alegre dentro da programação do Festival Porto Alegre em Cena. O grupo traz a montagem de "Mãe Coragem e seus Filhos", texto de Bertolt Brecht, dirigida por Claus Peymann.

O Berliner Enssemble é a companhia de teatro fundada em 1949 por Bertolt Brecht e sua esposa, a atriz Helene Weigel. Conquistou um grande sucesso depois das apresentações de "Mãe Coragem e seus Filhos" em 1954 e "O Círculo de Giz Caucasiano" em 1955, realizadas em Paris.

personalidades-dramaturgos-alemanha-brecht1


Bertolt Brecht (1898-1956) foi dramaturgo, poeta e encenador, considerando um dos grandes expoentes do teatro do século XX. Brecht revolucionou a teoria e a prática da dramaturgia e encenção, reformulando a função e o sentido do teatro, utilizando-o como forma de conscientização do povo. Escreveu dezenas de peças, dentre as mais conhecidas estão: "O Homem é um Homem", "A Ópera dos Três Vinténs", "A Vida de Galileu", "Os Fuzis da Senhora Carrar" e "Mãe Coragem e seus Filhos".

courage3


"Mãe Coragem e seus Filhos" (escrita em 1938/9) conta a história de Anna Fierling, vendedora ambulante que ganha a vida vendendo seus produtos às tropas durante a Guerra dos Trinta Anos. A principal preocupação de Anna é manter o seu negócio funcionando a qualquer custo.

Então agora é esperar para conferir este grande trabalho de uma das companhias mais importantes do mundo. O Poa em Cena acontece no mês de setembro e a princípio serão três apresentações nos dias 5, 6 e 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...