terça-feira, 9 de junho de 2009

Peru: Com a trágica repressão dos povos indígenas, o governo é culpado de crimes contra a humanidade.





Roma, 6 de Junho de 2009 - O Grupo Todos espreme da ONU e de organizações internacionais para proteger os direitos das pessoas com a maior indignação com a brutal repressão e extermínio dos índios da Amazônia peruana, em resposta aos seus legítimos protesto contra o governo.

A resposta do interétnico Associação para o Desenvolvimento da Amazônia Peruana está cheia de razão para se opor aos decretos do Governo e do projeto, o ambiente operacional que nega o direito fundamental dos povos indígenas: a ser consultado por todos os que afetam a selva.

A selva é o ambiente onde os nativos, que sempre viveram a exploração irresponsável dos recursos petrolíferos, a desflorestação, a poluição do ar e da água e que representam um grave assalto sobre os direitos dos povos da Amazônia peruana.

Apenas protestar contra as autoridades ocasionou em violência, matando dezenas de índios, opondo-se ao culpado de crime contra o ambiente e contra a humanidade. Um crime onde está a razão para o declínio da esperança média de vida dos indígenas de muitas doenças, a pobreza e trágicas condições de vida e da destruição de locais sagrados, históricos e tradicionais.

Com as suas políticas, "justificadas" apenas pelo Acordo de Livre Comércio da América do Norte com os Estados Unidos, o governo violou a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre Povos Indígenas e Tribais e a Declaração da ONU sobre os povos indígenas, ambas assinadas pelo Peru. Em vez de ouvir a voz dos povos indígenas, o governo tem respondido com atos criminosos, acusando o povo da selva de estar "danificando o Peru, para deter o seu desenvolvimento."

O Grupo Todos pede a ONU para pôr fim à exploração indiscriminada da floresta, a supressão das tribos amazônicas que vivem em simbiose com ele, a destruição de um antigo ambiente. Em particular, é uma prioridade para prevenir o Congresso aprovar a nova lei florestal, ao invés de entrar em condições insuportáveis da causa indígena e a permanente destruição do seu ambiente.

Roberto Malini – Grupo Todos

Na foto: o herói do povo amazônico, Alberto Pizango, presidente da Associação para o Desenvolvimento interétnico da Selva Peruana (AIDESEP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...